MISSÃO
Promover os direitos humanos, prevenir o uso de substancias psicoativas, a violência e a delinquência infanto-juvenil, compreendendo os participes como seres humanos em continua formação, capazes de atuar como agentes transformadores contra a tríade pobreza, drogas e violência.
VISÃO
Ser um agente efetivo na luta pela garantia de direitos e pela transformação das condições sociais que geram sofrimento e violência sobre os seres vivos, através da realização de projetos, ações e campanhas desenvolvidas pelo Instituto, com o apoio de parceiros, voluntários, e o envolvimento da sociedade, visando a promoção de qualidade de vida e o fortalecimento da cidadania de forma comunitária, igualitária justa e sustentável, por meio da solidariedade, do respeito, do acolhimento e do afeto.
FINALIDADE
Proporcionar as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade um espaço de inclusão social, para acolher as suas subjetividades e valorizar seus potenciais, contribuindo, dessa forma, para a minimização dos comportamentos de riscos ligados ao uso de substâncias psicoativas, bem como para a promoção do bem estar e da melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes atendidas pela instituição. Para isto contamos com serviços de atendimento psicossocial, visitação familiar, distribuição de alimentos e atividades pedagógicas, distribuição de roupas e agasalhos, desenvolvimento de cursos e oficinas culturais e profissionalizantes, realização de eventos (como concursos, “Debut”, e celebração de datas comemorativas), entre outras atividades. A autonomia e protagonismo dos usuários são valores que buscamos incluir sempre. Além de trabalhar com projetos aprovados por editais, o Instituto também conta com voluntários e busca por parcerias com empresas, entidades, e outros órgãos para obter recursos que viabilizem nosso fazer.
CONHEÇA O INSTITUTO
Fundação: O Instituto Yacamim surgiu em 2007, através de um grupo de cinco amigos, no qual a atual diretora e coordenadora geral, Vera Anita Suckau, se incluía, juntamente com o Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEN) e o Ministério Público. O propósito inicial do programa era voltado, especialmente, a redução de danos, pelo uso de álcool e outras drogas, entre crianças e adolescentes, visando a prevenção da violência e criminalidade juvenil, e também a inclusão da sociedade carazinhense no processo de educação e socialização dos jovens.
Em Junho de 2007 o então vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), Jocélio Cunha, esteve em Brasília para encaminhar pessoalmente cópias do projeto aos ministérios da Justiça e da Educação e Cultura, afim de conseguir viabilizar a liberação de recursos para serem utilizados dentro do programa, no entanto o Yacamim foi desenhado com a proposta de ser viabilizado por toda a sociedade!
Inicialmente sonhava-se com cinco unidades do Yacamim, mas frente as peculiaridades e aos custos para viabilizar o programa, apenas a fundação de uma unidade foi possível (embora ainda se sonhe com a ampliação do Instituto).
Em 12 de Agosto de 2007 o Programa Yacamim teve sua abertura oficial realizada, contando de fato com o apoio da imprensa, de empresas, entidades e voluntários civis. A data foi intencionalmente escolhida por coincidir com o dia dos pais daquele ano, porque afinal “Yacamim”, em Tupi-guarani, significa “Pai de muitas estrelas! E assim nasceu nossa constelação. A inauguração ocorreu no ginásio do Colégio La Salle, e contou com a presença dos idealizadores, colaboradores, incentivadores e das primeiras crianças participantes do programa.
O colégio La Salle abrigou ainda, por um tempo, a sede administrativa do Instituto, bem como o espaço para a realização dos atendimentos psicossociais, e do curso de Informática (que foi montado a partir da doação de 10 computadores de diversas empresas da cidade). Outras sete oficinas, de lazer e esportivas, passaram a ser ofertadas, aos fins de semana, nas dependências da Escola Érico Veríssimo. Esse início contou com o apoio de 15 profissionais (educadores, psicólogos, assistente sociais, secretárias, pedagogos e idealizadores), e mais 15 voluntários, que juntos atendiam a 110 participantes! Além, ainda, dos apoiadores financeiros, e parceiros na divulgação, que totalizavam 38 pessoas, físicas e jurídicas.
Percurso: Com o passar dos anos manter o funcionamento dos projetos e as atividades realizadas foi um desafio, sempre enfrentado com a ajuda da comunidade! E assim é até hoje.
Os serviços e objetivos do Instituto foram se moldando e sendo revistos com o tempo, mas nunca deixaram de priorizar o acolhimento, o auxilio, a inclusão e o empoderamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
MUITA coisa aconteceu ao longo de seus, quase, 14 anos. Contamos com a realização de oficinais diversas, como música, informática, dança, idiomas, atividades esportivas, atividades circenses, artesanato, culinária, xadrez, entre outras; Com o desenvolvimento de espaços voltados a conscientização e profissionalização, como cursos, palestras, bate-papos, etc.; Realizamos passeios com as “estrelas”; Montamos uma banda e gravamos um CD; Realizamos bailes de debutantes; Organizamos confraternizações, concursos, shows/apresentações e comemorações para datas especiais; Fizemos visitas domiciliares e destinamos quilos de mantimentos, materiais escolares e agasalhos para as “estrelas” e suas famílias; Prestamos atendimento Psicossocial e encaminhamentos a outros serviços de saúde para os participantes; E ofertamos muito incentivo e amor a nossa constelação!!
Atualmente: Atualmente a sede do Instituto Yacamim localiza-se na Rua Itararé, nº 712, no Centro da cidade de Carazinho-RS. O quadro de funcionários conta com 6 profissionais no total, mais alguns voluntários. Ainda, cerca de 40 pessoas, físicas e jurídicas, contribuem com o Instituto como apoiadores.
Cerca de 80 “estrelas”, e suas famílias, são atendidas através de nossos projetos vigentes, que tem por objetivo contribuir para a prevenção e proteção à situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social das crianças e adolescentes, entre 03 a 17 anos. Também realizamos, semanalmente, a distribuição de quilos de alimentos, cestas infantis, kits de higiene, roupas, calçados e etc., conforme demandas e disponibilidade. Ofertamos atendimento Psicossocial e direcionamos as estrelas para consulta médicas e odontológicas, com profissionais parceiros. E promovemos ações que fomentam a arte e cultura, a educação e o desenvolvimento profissional, através de atividades diversas como trabalhos pedagógicos, bate-papos, banda/coral, cursos de qualificação, entre outros.
Projetos vigentes:
- Projeto “Meio Ambiente e Diversidade Cultural” – destinado a 20 crianças de 06 a 15 anos;
- Projeto “Identidade Cidadã” – destinado à 20 adolescentes de 15 a 17 anos.
De modo amplo, os presentes projetos se fazem centrados na vida, estando focados na efetivação e valorização do indivíduo como ser humano integral e, em formação permanente, fruto de uma construção diária, de valor incomparável. Em longo prazo as maiores mudanças a serem efetivamente produzida, será a prevenção do rompimento de vínculos, assim como também o Fortalecimento dos vínculos já existentes entre as Estrelas e seus familiares e demais instituições, e o acompanhamento e encaminhamento às políticas sociais que forem necessárias.
Objetivos mais específicos:
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimento sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional assim que for possível, por causa da pandemia.
Recursos: Por ser uma OSC (Organização da Sociedade Civil) os trabalhos do Instituto dependem de recursos limitados, que hoje são providos em parte pelo repasse efetuado pela Prefeitura Municipal de Carazinho conforme pactuado pelo Termo de Colaboração nº 005/2019, e em partes por ações e promoções desenvolvidas pelo Instituto para este fim, como o brechó do Yacamin, pedágio social, destinação de IR, e doações realizadas por parceiros. Sendo o alcance e impacto exercido na comunidade diretamente influenciados pela disponibilidade, ou não, de tais recursos. Por isso reforçamos a importância do apoio da comunidade! É necessário desenvolvermos uma rede de parceiros que colaborem mensalmente com a entidade, para que se possam cobrir as despesas, possibilitar o planejamento e, dessa forma, permitir ampliação e melhoria dos trabalhos e programas em favor de quem vive em estado de vulnerabilidade social, em especial as crianças e adolescentes.
Mais de 3 MIL “estrelas” já passaram pelo Yacamim, e o reconhecimento do trabalho prestado demonstra a importância que o programa representa na realidade das crianças e adolescentes atendidos, e suas famílias, e do impacto gerado, através disso, na sociedade.
Ajude a tornar o futuro dessas crianças e adolescentes mais brilhantes. O futuro da nossa sociedade, o nosso futuro. Abrace essa constelação com a gente! Seja um parceiro ou um doador!